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4 melhores dicas para um atendimento de qualidade

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Integra VoIP
Escrito por Integra VoIP

Não é segredo que o atendimento de qualidade é um dos fatores que mais contribuem para a melhoria da reputação de uma empresa, prospecção e manutenção de clientes. Ele é um fator estratégico, por isso, quem está mais preparado para executar essa estratégia conta com um diferencial de mercado.

Fatores como atendimento personalizado, investimento no treinamento da equipe, adoção de múltiplos canais e monitoramento da qualidade do serviço estão entre as principais formas de otimizar o atendimento.

A seguir, confira cada um desses 4 fatores em detalhes!

1. Promova um atendimento personalizado

Não há nada mais desagradável do que um atendimento frio e robótico. Afinal, o cliente muitas vezes liga para solicitar ajudar, principalmente no SAC, ou fazer uma reclamação, mas acaba se distanciando mais da empresa.

Por isso, o atendimento personalizado é tão importante, pois essa abordagem está baseada na empatia. Ou seja, é necessário que o cliente perceba que o atendente está determinado a resolver o seu problema, de modo a diminuir a impaciência e ganhar a simpatia do consumidor.

Para tanto, é preciso conhecer bem o público da empresa: descobrir os anseios, problemas e metas do cliente. Dessa forma, torna-se possível “prever” problemas maiores e solucionar as questões do consumidor.

2. Invista no treinamento de equipe

A equipe precisa estar empenhada a melhorar o serviço. O atendimento precisa ter agilidade, o que não significa pressa. Não acelere o cliente, acelere o seu atendimento, antecipe-se, solucione os problemas o mais rápido possível.

Uma equipe bem treinada e proativa evita inúmeras transferências de ligações ou outras esperas que fazem os clientes ficarem mais chateados. Invista em cursos de capacitação e palestras para a qualificação dos profissionais da sua equipe.

3. Disponibilize múltiplos canais de atendimento

Graças à popularização dos smartphones, os seus clientes estão conectados 24 horas por dia. Portanto, é necessário que o atendimento da sua empresa esteja alinhado a essa nova realidade: ofereça múltiplos canais de atendimento para o consumidor.

Do tradicional telefone até os chats das redes sociais, todas as plataformas podem ser utilizadas para a execução de bom um relacionamento.

O seu objetivo nessa estratégia é ser encontrado onde o cliente estiver e adaptar a linguagem do atendimento a cada canal — o atendimento telefônico geralmente exige formalidade, já o atendimento via rede social, dependendo do perfil do consumidor, pode ser mais próximo e informal.

4. Monitore a qualidade do atendimento

O atendimento de qualidade precisa estar atrelado a uma autoavaliação e monitoramento. De nada adiantará implementar tecnologias e promover mudanças estruturais no atendimento e não obter indicadores de evolução e conhecer os pontos que necessitam de melhorias.

Por meio de um monitoramento, você poderá gerar relatórios e mapear o comportamento dos clientes, possibilitando o direcionamento do atendimento de acordo com os seus anseios.

A adoção de um CRM, por exemplo, que registre dados e histórico de atendimento, aliado a profissionais qualificados, evita que o consumidor tenha que repetir as mesmas informações a cada minuto, uma vez que a sua equipe contará com um banco de dados.

Portanto, um atendimento de qualidade ajudará na prospecção de novos clientes e na manutenção dos atuais, que representam uma receita recorrente para a empresa e possibilitam uma publicidade espontânea. Em tempos de redes sociais, isso pode significa uma exposição para milhares de pessoas.

Gostou do post? Então, continue com a gente: confira o nosso artigo sobre telefonia em nuvem para saber como essa tecnologia contribui para um atendimento de qualidade.

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