Atendimento

5 dicas de como montar o setor de atendimento ao cliente

Setor de atendimento ao cliente
Integra VoIP
Escrito por Integra VoIP

Oferecer um atendimento de qualidade ao consumidor é uma estratégia essencial para a fidelização de clientes, o que é muito importante para qualquer negócio, já que manter um cliente é mais fácil que conseguir novos.

Um setor de atendimento ao cliente bem estruturado demonstra profissionalismo e é capaz de alavancar as suas vendas. Aliás, a primeira impressão é a que fica, e um bom atendimento pode fazer o consumidor criar empatia pela empresa. Veja, neste artigo, como montar um bom setor de atendimento ao cliente!

1. Saiba quem são os seus clientes

Você sabia que conhecer melhor os clientes é uma das estratégias mais importantes para criar um relacionamento mais próximo com eles e deixá-los sempre satisfeitos? Para isso, é importante que os atendentes procurem entender o que trouxe o consumidor até a empresa e quais são os seus problemas e expectativas em relação aos serviços.

O atendimento deve ser personalizado, pois isso permite que os atendentes façam ofertas melhores e solucionem problemas de forma eficaz.

Eles devem estar preparados para lidar com clientes de diversas personalidades diferentes e sempre atentos às reclamações recebidas, registrando tudo no sistema da empresa para que o cliente seja melhor atendido na próxima ligação.

2. Capacite os seus funcionários

Uma importante empresa de softwares realizou um estudo com mais de 24 mil consumidores de vários países diferentes (inclusive brasileiros), que revelou que 79% dos clientes preferem falar diretamente com um humano (por telefone ou pessoalmente) do que utilizar canais virtuais.

Um dos motivos para isso é a maior facilidade para resolver questões complexas por meio do diálogo.

Portanto, é muito importante investir na capacitação profissional de seus funcionários, realizando cursos e treinamentos e sempre monitorando o atendimento. Certifique-se de que todos conheçam bem os serviços oferecidos pela empresa e consigam transmitir a informação de forma clara e cordial para o consumidor.

3. Tenha um serviço de voz de qualidade

O cliente liga para a empresa, mas não consegue atendimento porque as linhas estão sempre ocupadas. Assim, você perde uma venda devido à ineficiência do serviço de voz, que possui capacidade limitada.

Essa situação acontece na sua empresa?

Caso aconteça, está na hora de solucionar esse problema. Serviços de telefonia analógica tradicionais já estão ultrapassados e muitas vezes trazem custos não condizentes com sua qualidade.

Uma alternativa bem mais eficiente é a telefonia em nuvem, que permite receber e realizar chamadas de qualquer lugar por meio de uma conexão com a internet, o que é muito útil para empresas que contam com funcionários trabalhando remotamente.

Além de resolver o problema da indisponibilidade no atendimento, ainda é possível gravar chamadas, criar vários ramais virtuais e redirecionar ligações de forma rápida.

4. Defina metas para o atendimento

Crie metas para aumentar as vendas, reduzir tempo no atendimento e atingir outros objetivos do negócio. Isso vai motivar os funcionários, aumentando o comprometimento com a qualidade do atendimento.

Definir metas é a melhor maneira de medir a produtividade dos colaboradores e a satisfação de seus clientes. Para defini-las, é preciso estar atento aos feedbacks dos clientes, que podem ser obtidos por meio de perguntas sobre a qualidade do atendimento no final das ligações, por exemplo.

5. Priorize a agilidade

Muitas vezes, após muita dificuldade para conseguir falar com alguém, o cliente pensa que finalmente vai conseguir resolver seu problema, mas acaba sendo abandonado na linha pelo atendente, que fica vários minutos sem dar sinal de vida. Não deixe que isso aconteça na sua empresa.

Funcionários que não conseguem responder às perguntas prontamente podem deixar os consumidores frustrados. Afinal, o cliente nem sempre tem tempo para ficar explicando o problema diversas vezes, então priorize a agilidade.

Mas nada de atender o cliente correndo, já que os atendentes devem buscar sua satisfação e não passar a impressão de que querem se livrar dele rapidamente. Por isso, instrua-os para que falem sempre com calma.

Seguindo as dicas apresentadas aqui, sua empresa vai manter a qualidade do setor de atendimento ao cliente e obter resultados cada vez melhores, passando maior credibilidade aos clientes e aumentando os lucros. Gostou do artigo? Então não se esqueça de compartilhá-lo nas redes sociais!

Sobre o autor

Integra VoIP

Integra VoIP

Deixar comentário

Share This