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Sip e voip: duas tecnologias que você precisa conhecer!

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Integra VoIP
Escrito por Integra VoIP

A Internet e as novas tecnologias têm gerado uma série de possibilidades para as empresas nas áreas da informação e comunicação. Nesse pacote de novidades, estão os sistemas SIP e VoIP. A atuação de ambos ocorre a partir da transmissão de dados, voz e vídeo por meio da Internet.

Apesar de estarem estritamente interligadas, as duas tecnologias são diferentes. Você sabe o que significam os termos SIP e VoIP, como eles funcionam e quais são suas diferenças?

Se a resposta for negativa, caro leitor, você está no lugar certo. Nos tópicos seguintes, vamos explicar o significado e as funcionalidades desses sistemas que, juntos, podem reduzir — e muito — os custos de telefonia da sua empresa, inclusive. Veja!

O que é SIP?

Em tradução livre para o português, Session Initiation Protocol (SIP) significa Protocolo de Início de Sessão. Você deve estar se perguntando: mas o que é isso, afinal? O SIP consiste em um protocolo de aplicação que funciona sob o modelo de requisição e resposta, utilizado para dar início a sessões de comunicação interativa por meio de redes via Protocolo IP, permitindo a comunicação por áudio, texto e vídeo em diversas mídias e aplicativos.

Desenvolvida enquanto um padrão da Engineering Task Force (IETF) para a telefonia IP, o SIP funciona em conjunto com os outros protocolos e suas mensagens têm base em texto, utilizando o grupo de caracteres ISO 10646, similares aos do HTTP.

Por seu caráter simples e eficiente, esse recurso substitui o protocolo anterior (H.323) e reduz a complexidade da comunicação realizada pela VoIP. Portanto, com um bom sinal de Internet, uma empresa pode reduzir seus custos de telefonia usufruindo dos serviços dessa tecnologia, que incluem vídeo, chat, texto, compartilhamento de dados etc.

O que é VoIP?

Traduzido para o nosso idioma, Voice Over Internet Protocol (VoIP) significa voz sobre IP e consiste no envio de voz em tempo real, no formato de pacotes de dados. Ou seja, é uma transmissão de sinais realizada sobre outra rede de dados, no caso, a Internet.

Nessa perspectiva, tem capacidade para substituir (e já vem fazendo isso) os serviços prestados pelas redes de telefonia convencionais, nas quais a transmissão de informação é feita em circuitos.

VoIP reúne um grupo de tecnologias que utiliza a Internet para a comunicação de voz. Essa transmissão é possível pois transforma o formato analógico em pacotes de dados enviados por qualquer rede TCP/IP, na Internet.

Alguns produtos utilizados para a VoIP são:

  • adaptador de telefone analógico;
  • porta de ligação (gateway);
  • servidor de comunicação (PABX);
  • telefone IP;
  • softphone.

É vantajoso o uso de SIP e VoIP?

Utilizar as telefonias SIP e VoIP de maneira integrada pode resultar em reduções significativas de gastos para uma empresa. Além disso, pode melhorar a efetividade e a eficácia da comunicação interna ou mesmo o serviço de atendimento ao cliente.

As possibilidades são diversas com o uso integrado dessas tecnologias, desde reuniões com pessoas localizadas em diferentes lugares do mundo até ligações locais, interurbanas, nacionais e internacionais entre filiais de uma mesma empresa.

A utilização de SIP e VoIP tem a capacidade dupla de unir qualidade e otimização dos serviços de telefonia com a redução impactante de custos. É a dinâmica que, na área da administração, chamam de custo-efetividade.

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