Nuvem

Entenda como funciona a telefonia em nuvem

Telefonia em nuvem
Integra VoIP
Escrito por Integra VoIP

Apesar de se tornar mais popular no Brasil nos últimos anos, a telefonia em nuvem já é largamente utilizada em países como os Estados Unidos.

Quando falamos de ligação pela internet logo nos vem à mente o Skype, mas VoIP é muito mais que isso e já é possível direto do navegador como o Chrome e Firefox discar de um computador para outro, realizar chamadas em grupo além de também fazer e receber chamadas para números de telefone convencionais.

Tudo isso acontece graças ao Cloud Computing – tecnologia que permite utilizar recursos computacionais na nuvem. Dessa forma, sem precisar investir em hardware local é possível  reduzir custos, otimizar o espaço físicos e aprimorar a gestão do seu negócio.

O que mais é possível fazer com a telefonia em nuvem? Continue a leitura deste artigo para ficar por dentro do assunto!

O que é telefonia em nuvem?

Também pode ser chamada de VoIP ou Voz sobre IP – trata-se de uma tecnologia que consegue levar toda sua rede telefônica para a nuvem (e já não é assim com os nossos e-mails atualmente?).

Essa inovação permite a fácil gestão da comunicação da empresa, sem perder a qualidade e ainda reduzindo custos em insumos, manutenção e equipamentos.

Como funciona?

É necessário ter uma conexão banda larga com a Internet — que, por sua vez, deve ser estável. A velocidade da conexão depende do tamanho do seu negócio e do fluxo de ligações da empresa.

Para cada chamada em simultânea consideramos que utiliza de 30 a 90Kbps, e isso é menos do que 10% de 1 megabyte da sua velocidade de conexão.

Para simplificar, veja o exemplo abaixo:

  • Uma empresa tem 15 funcionários conectados à Internet;
  • Se todos os funcionários estiverem em ligação ao mesmo tempo, cada ligação utilizará no máximo 90Kbps;
  • As 15 ligações simultâneas utilizarão cerca de 1350 kilobytes por segundo;
  • Sabendo que 1 megabyte tem 1024 kilobytes a conexão mínima para o VoIP dessa empresa é de 2Mb ou, ainda, 2048 kilobytes.

É preciso lembrar também que no Brasil as operadoras não entregam 100% da velocidade contratada, mas cerca de 80% como diz a determinação da Anatel.

Sendo assim, faz sentido que na contratação desse serviço a empresa do exemplo acima adquira uma velocidade maior, como 6Mb ou 8Mb.

Uma capacidade mais rápida de navegação também garante a continuidade de outras tarefas que dependem da internet.

Aplicativos

Também chamado de app, é o “discador”,  ou seja, é o programa que deve ser instalado para fazer e receber chamadas. Tem versões para aparelhos móveis Android ou iOS.

ATA

É um Adaptador de Telefone Analógico – assim você poderá conectar seu telefone convencional à rede VoIP da empresa.

Softphones

São softwares que emulam telefones e permitem realizar chamadas tanto em unidades móveis quanto em computadores e notebooks.

Telefones IP

São aparelhos específicos para a telefonia em nuvem e têm funcionalidades que geram vantagens às empresas, como a opção de usar headsets, identificar chamadas, viva voz, transferir para outro ramal e chamada em conferência com 3 participantes.

PABX Virtual

A principal finalidade é a mesma de um PABX tradicional, que pode ser analógico ou digital, mas reúne outras aplicações empresariais, como:

  • Saudação inicial personalizada (meu de URA).
  • Filas de espera
  • Gravação de chamadas
  • Fácil transferência entre ramais e filiais
  • Sala de conferência
  • Regras de horário

Além disso, com o PABX Virtual é possível gerenciar todos os recursos direto em um portal, ou seja, pelo navegador você tem fácil acesso para alterar ou personalizar sua telefonia, criar novos ramais ou alterar o áudio da fila de espera, por exemplo.

Quais são as vantagens da telefonia em nuvem?

Anteriormente citamos alguns benefícios como a redução de custos e de espaços físicos, além da escalabilidade, mas existem outras vantagens de investir na telefonia em nuvem.

Abaixo, detalharemos essas e mais conveniências da tecnologia VoIP.

Economia

Logo nos primeiros meses após a instalação da rede VoIP a empresa já sente diferença nos valores de faturas, pois as operadoras de telefonia em nuvem praticam preços mais vantajosos do que as operadoras de telefonia convencional. Isso deve-se à redução da estrutura física que, por sua vez, demanda menos custos de manutenção e atualização.

A economia de espaços físicos é outro benefício. Aqueles fios que passam pelos cômodos da empresa, fixos à parede ou ao teto, são coisas do passado.

A otimização do local de trabalho proporciona bem-estar aos trabalhadores e clientes que visitam as dependências do seu negócio — além de oferecer oportunidades para a companhia, como a expansão das atividades ou inclusão de novas áreas e serviços.

Flexibilidade

Esse é outro motivo para ajudar na redução de custos com a conta telefônica. Por ser flexível, a telefonia em nuvem se adapta ao tamanho da sua empresa, tornando-se um serviço exclusivo do seu negócio.

Essa mesma característica permite que você, gestor, aumente ou diminua a capacidade da sua rede VoIP a qualquer momento. Além do mais, isso garante que você pague somente aquilo que utiliza.

Acessibilidade

Por utilizar a Internet, a telefonia em nuvem permite o acesso fácil e rápido a partir de qualquer ponto conectado. Assim, fica facílimo manter contato com colaboradores em viagens de negócios e até mesmo acessar o sistema VoIP em outros dispositivos, como smartphones.

Ao utilizar o PABX Virtual a sua empresa se torna mais acessível ainda, pois a inclusão de ramais é simples e rápida, podendo até mesmo criar pontos remotos e temporários de trabalho, como home office.

Já ao utilizar o mesmo número para filiais diferentes da empresa, acaba por facilitar o contato entre colaboradores e clientes de localidades diferentes.

Integração

É muito comum que as empresas contem com diferentes softwares para auxiliar na gestão dos negócios ou até mesmo agilizar processos, e a telefonia em nuvem consegue se integrar facilmente a esses programas. A integração entre softwares facilita o trabalho do gestor, além de promover melhorias na comunicação com os clientes.

Os diferentes setores do negócio também se beneficiam, pois as etapas que dependem de outros departamentos ganham agilidade nessa integração.

As várias vantagens geradas pela telefonia em nuvem são motivos suficientes para que pequenas e médias empresas invistam nessa tecnologia.

A economia proporcionada garante o bom investimento e permite a ampliação do negócio de forma escalável, além de melhorar a qualidade da comunicação da empresa e garantir mais satisfação no atendimento ao cliente.

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre telefonia em nuvem, que tal entrar em contato conosco e conheça uma solução compatível com a necessidade da sua empresa?

Sobre o autor

Integra VoIP

Integra VoIP

Deixar comentário

Share This