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Quais os principais tipos de telefonia empresarial?

Telefonia empresarial
Integra VoIP
Escrito por Integra VoIP

Você já adquiriu algum serviço de telefonia empresarial e só depois percebeu que o custo estava muito além ou aquém do necessário? Se sim, então você sabe exatamente os problemas que um plano telefônico inadequado causa na empresa.

Clientes dependem da comunicação via telefone para fechar contratos e esclarecer dúvidas, bem como funcionários a utilizam para chamadas internas, evitando locomoções desnecessárias e obtendo melhor aproveitamento do tempo no trabalho.

Por conta disso, preparamos este post para explicar para você os principais tipos de telefonia conforme a necessidade da companhia. Continue a leitura e confira!

Serviços 0800

São serviços contratados com operadoras. Recomendado para companhias de grande porte que necessitam disponibilizar Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC).

A empresa adquire um número único (começando com 0800), que permite a seus consumidores efetuar chamadas à empresa a custo zero. De acordo com o plano, as tarifas pagas pela empresa podem sofrer ajustes conforme o volume de ligações recebidas.

URA

Sabe aquelas mensagens de áudio automáticas que orientam a pessoa no telefone a Digitar 0, 1, 2 etc. conforme sua demanda? Então, elas só são possíveis graças à Unidade de Resposta Audível, a URA.

O sistema permite um melhor aproveitamento do tempo gasto por funcionários na resolução de problemas. Logo, é indicado em companhias que recebem um volume alto de ligações.

Planos de celular corporativos

Semelhante aos celulares pessoais, as operadoras telefônicas também oferecem planos empresariais. São recomendados para companhias com funcionários que demandam aparelhos exclusivos.

Contudo, a escolha deve ser atentamente avaliada, pois os custos mensais podem ser altíssimos e fornecerem benefícios além ou muito aquém do necessário. Cuidado com eles!

PABX

A tecnologia de “Troca Automática de Ramais Privados” cria uma central telefônica que controla as discagens de cada um dos telefones corporativos. Assim, os funcionários podem realizar ligações entre si sem qualquer custo à empresa por meio da simples discagem de números internos (ramais).

Se necessário, ligações fora da companhia também podem ser feitas, desde que uma tecla específica seja discada antes do número telefônico. Nesse caso, a central se conectará à operadora local. Atualmente, suas versões são:

Analógica

A tecnologia traz todos os benefícios convencionais de ligações entre ramais, como transferências e identificadores de chamada. É ainda bastante utilizada em empresas de pequeno e médio porte.

O serviço é mais barato, porém há limitações, como baixa segurança e qualidade média de sinal, se comparada ao PABX Digital.

Digital

Essa ferramenta garante todas as vantagens do sistema analógico, a ausência de quaisquer ruídos/interferências nas chamadas, inclui sistema URA, a personalização de áudios para fila de espera e muito mais.

E o melhor: a companhia tem controle total e imediato de seu consumo telefônico!

Híbrido

Essa tecnologia combina a analógica e a digital. Os funcionários escolhem uma das opções conforme os custos envolvidos (de longa distância, por exemplo), a disponibilidade ou não de ligações digitais para certas regiões do país etc.

Além disso, é uma excelente opção para as empresas que já possuem o sistema analógico, mas ainda estão incertos se migram diretamente para a tecnologia digital.

Voz sob IP (VoIP)

As ligações pela empresa (voz) ocorrem por meio da Internet (IP). Mas você pode estar se perguntando: quais as diferenças comparadas ao PABX Digital? Muitas! Essa telefonia empresarial com tecnologia VoIP oferece maior interação do usuário pelas URAs, é mais fácil de configurar (podendo ser feita pela Internet), permite ramais remotos e tem custo reduzido.

Assim, um ramal pode estar conectado a smartphones, o que facilita a comunicação interna de funcionários em Home Office. As chamadas de áudio ou de vídeo são feitas de qualquer lugar do mundo via dispositivo compatível (como tablets, computadores e smartphones) sem variações de custo. A tecnologia é uma das mais completas no mercado.

Portanto, escolher a melhor opção não é tarefa fácil, não é mesmo? Primeiro é preciso conhecer quais as necessidades da empresa para, enfim, definir qual telefonia empresarial contratar. Independentemente de qual seja a escolha, ela deve impulsionar a companhia nos seus objetivos, e não estagná-la.

Agora que você já conhece os principais tipos de telefonia empresarial, o que acha de entender um pouco mais sobre a telefonia VoIP? Ficou interessado? Então dê uma olhada em nossa página sobre o assunto

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