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Telefonia VoIP: por que a sua empresa deve contratar esse serviço?

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Escrito por Integra VoIP

As ligações telefônicas representam um alto custo para as empresas, mas trata-se de um serviço essencial para qualquer setor. Com o grande avanço na qualidade da internet nas últimas décadas aliada ao barateamento das tecnologias, uma alternativa surgiu para reduzir esse custo: a telefonia IP ou apenas telefonia VoIP.

Essa tecnologia surgiu na década de 90, mas só recentemente começou a se concretizar, apresentando muitas vantagens para as empresas que optam por mudar para esse serviço. A sigla VoIP significa Voice over Internet Protocol, que na tradução literal para o português seria “voz sobre IP”.

Quer saber mais sobre essa tecnologia e entender quais são as vantagens de agregar esse serviço à sua empresa? Então continue a leitura deste post!

Quais são as vantagens do uso da telefonia VoIP?

Como vimos acima, a tecnologia VoIP surgiu nos anos 90, mas como a internet ainda não tinha a velocidade e a qualidade suficiente para atender à demanda, e até hoje a tecnologia ainda é mal vista renegada por algumas empresas, principalmente aquelas que tiveram alguma dificuldade no passado com  VoIP. Agora, nos tempos atuais de banda larga de alta velocidade disseminada e acessível, o serviço está cada vez mais substituindo a telefonia convencional e com muita qualidade, sem deixar a desejar.

Veja abaixo alguns dos motivos para você também adotar a telefonia VoIP na sua empresa:

Redução de custos

Estima-se que ao contratar um serviço de telefonia VoIP, uma empresa economize 70% em ligações telefônicas em relação aos serviços convencionais. Um dos fatores que contribuem para essa economia é a não diferenciação entre ligações interurbanas ou locais – que tem muitas vezes tarifa única independente do horário.

Resumidamente falando: você reduz drasticamente o gasto com ligações sem perder a qualidade do serviço e ainda ganha algumas funcionalidades extras, como veremos ainda neste texto. Acompanhe!

Mobilidade e flexibilidade

Como o VoIP necessita apenas de uma conexão estável com a internet, você consegue usar o serviço de praticamente qualquer lugar, em viagem, no home office ou em viagem ao exterior. Diferentemente da telefonia convencional, em que as operações ficam vinculadas a uma linha telefônica fixa local.

Essa mobilidade favorece especialmente as empresas que contratam funcionários e prestadores de serviços no modelo home office, permitindo ao colaborador fazer e receber ligações entre os ramais da empresa sem custo adicional por meio do plano de telefonia VoIP da empresa ou PABX Virtual.

Integração com outras ferramentas

A empresa poderá integrar o VoIP a outros aplicativos de terceiros, que facilitarão ainda mais a vida dos gestores e colaboradores. A tecnologia utiliza o protocolo SIP e pode ser por exemplo integrada a softwares de CRM, gravam as conversas, analisam relatório de chamadas e/ou produzam gráficos que facilitem a exibição de documentos referentes aos assuntos tratados, etc.

Mais liberdade e praticidade

Se você utiliza um sistema de telefonia convencional na sua empresa, provavelmente passou por algum transtorno quando precisou mudar um mobiliário do escritório de lugar. Isso acontece porque os serviços convencionais dependem de pontos específicos onde os fios são instalados.

Com a telefonia VoIP esse problema praticamente não existe, pois você tem mais liberdade na hora em que precisar realocar os mobiliários, no caso de ampliação ou modificação dos escritórios. Também será possível eliminar a necessidade de chamar equipes de manutenção de telefonia para realocar os cabos e as conexões, além de não precisar interromper o serviço.

Mais versatilidade

Enquanto o modelo tradicional limita a utilização a aparelhos analógicos apenas, utilizar telefonia VoIP permite maior versatilidade ao escolher o dispositivos que melhor se adapta à necessidade para a realização de ligações — smartphones, tablets, computadores, telefones IP, adaptadores ATA e até mesmo aparelhos de áudio conferência em salas de reunião poderão ser utilizados na comunicação unificada no sistema PABX virtual em nuvem.

Implementação simplificada

Para que não haja transtorno na implementação, você poderá optar inicialmente por unificar os ramais, seja de telefonia VoIP ou convencional — não havendo a necessidade de mudar os números de telefones dos funcionários. Assim, a instalação de um novo sistema não interfere no andamento do outro, podendo fazer a troca gradativamente, de maneira otimizada.

Essa implementação gradativa permite uma integração mais tranquila dos profissionais com a nova tecnologia, sem mudanças radicais que podem causar estranhamentos ou paralisação nas operações.

Simplificação de processos

Diferentemente das soluções de telefonia convencional, burocráticas e que cobram valores altos por adição de ferramentas, as soluções de PABX virtuais são mais simplificadas. Com um bom plano e pagando um valor justo, você poderá obter ferramentas como autoatendimento, secretária eletrônica e distribuição automática de chamadas, além de auditoria de ligações para a obtenção de relatórios.

Facilidade de administração e manutenção

Ao adotar a telefonia VoIP na sua empresa e contratar um serviço de PABX virtual em nuvem você integra todos os ramais, centralizando sua rede de dados e podendo administrá-los por meio de um navegador — isso também favorece a manutenção do sistema.

Ocorrendo algum problema pontual ou de instabilidade de rede, essa centralização permite mais agilidade na correção, evitando que o sistema fique indisponível, afetando a produtividade. Outro benefício dessa facilidade é que você poderá adicionar ou remover ramais no PABX sempre que necessário e de maneira simplificada.

Elaboração de relatórios gerenciais

Enquanto nos sistemas de telefonia convencional você tem como documento apenas a sua fatura, com o VoIP — utilizando o PABX virtual — você poderá receber relatórios completos e com todas as informações relativas sobre os ramais, facilitando a identificação em caso de utilização fora do padrão, vulnerabilidades e inconsistências. Assim os gestores têm mais controle sobre a média do tempo de ligações, valores, datas etc.

Economia para os clientes

Dependendo do plano contratado, você poderá oferecer facilmente um serviço de atendimento ao consumidor com um número gratuito 0800. Mesmo que você tenha que pagar um pouco a mais por esse benefício, a satisfação dos seus consumidores contribuirá para o aumento de credibilidade da sua empresa, além de facilitar a comunicação direta com os clientes.

Agora que você já conheceu os principais benefícios de adotar a telefonia VoIP na sua empresa e também percebeu que ela será um diferencial para se destacar no mercado, é hora de escolher a empresa para contratar o serviço.

A primeira coisa que deve ser avaliada na hora da escolha é a infraestrutura e a capacidade de atender à sua demanda. Uma boa maneira de conferir isso é entrando em contato com clientes que já utilizaram os serviços da empresa escolhida e perguntando sobre a qualidade dos equipamentos.

Além disso, você precisará contratar um bom serviço de internet de banda larga, preferencialmente com infraestrutura de fibra ótica, garantindo um melhor desempenho da telefonia VoIP.

Gostou do texto? A IntegraVoIP tem soluções de telefonia VoIP e PABX virtual do tamanho da sua necessidade, e com preço justo. Entre em contato conosco!

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